Horizont Report 2019 Já Está no Ar!

Documento Revela a Influência das Tecnologias Digitais no Ensino Superior em 2019…

O Educause Horizont Report 2019 (Higher Education Edition) já está no ar, mas com poucas novidades. O documento está dividido em três grandes blocos e relaciona a influência das tecnologias no Ensino Superior, a saber: (1) Principais Tendências que Aceleram sua Adoção; (2) Significantes Desafios que Impedem sua Adoção; e (3) Importantes Desenvolvimentos.

Em relação as principais tendências, o documento estabelece três divisões: curto prazo, médio prazo e longo prazo. As principais tendências que estão invadindo as instituições de ensino superior a curto prazo estão relacionadas com os redesenhos dos espaços de aprendizagens e os designs de Blended Learning. Já as tendências de médio prazo se relacionam com o avanço da cultura de inovação e o foco crescente envolvendo as escalas de medição de aprendizagem. Por fim, a longo prazo, encontramos um movimento que leva as instituições a repensarem seus funcionamentos e suas práticas, além de permitirem que os alunos obtenham suas formações de forma mais livres através da junção de módulos online e outras modulações na educação formal, inclusive possibilitando sua graduação a partir de diferentes instituições.

Entretanto, para que esse movimento se estabeleça, alguns desafios se apresentam. É fundamental melhorar a fluência digital da comunidade educacional, aumentar a demanda envolvendo aprendizado digital e design instrucional, rever os papéis das instituições EdTEch, avançar na equidade digital e repensar as novas práticas de ensino aprendizagem. Esses desafios se não forem resolvidos podem dificultar a ambiência de práticas ativas e inovadoras nas instituições de ensino superior.

O terceiro bloco apresenta importantes desenvolvimentos tecnológicos que podem impactar o ensino superior entre 1 e 5 anos: Mobile Learning,  Tecnologias Analíticas, Inteligência Artificial, Realidade Mista, Blockchain e Assistentes Virtuais.

O documento finaliza com uma novidade, apresentando um item denominado “Fail ou Scale” que apresenta a aprendizagem adaptativa, a realidade mista e aumentada e os games e gamificação. Sugiro uma leitura detalhada no documento e uma análise comparativa nos últimos documentos compartilhados conosco.

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