Softwares para Gerenciamento de Avaliações em Atividades Remotas

O grande problema para as instituições de ensino superior tem sido as avaliações para os processos remotos. As universidades europeias estão criando comitês para análise e desenvolvimento de plataformas para esse momento, visto que tem sido comum anúncios de universitários se oferecendo para fazer as provas em troca de alguns euros em instituições europeias. De acordo como jornal português  Público, o setor de ensino online vai ultrapassar os 19,7 milhões de euros até 2023.

Aqui no Brasil, o Ministério da Educação está propondo, para esta nova versão do ENEM, a realização das provas digitalmente. Mesmo sabendo que a avaliação formativa e processual deve ser a base de uma educação crítica, não podemos deixar de analisar essas ferramentas que estão sendo propostas.

Algumas instituições estão usando o recurso Forms da GSuite da Google para a produção e aplicação de avaliações online. Outras estão usando a ferramenta Socrative que é uma plataforma online que permite elaborar questionários simples, com a adição de videoconferência no Zoom. Tem sido comum, também, a realização de provas orais através de aplicativos que permitem até a realização de lives.

Várias empresas têm desenvolvido softwares que bloqueiam o acesso ao aluno a outras telas do computador e muitas vezes, antes do início dos exames, as universidades têm solicitado que os alunos façam uma foto com a câmera do computador para ser anexada ao exame e com isso substituir a monitorização da prova. Também estão aplicando exames com perguntas cronometradas, que vão sendo apresentadas aleatoriamente, afim de impedir que todos de uma mesma turma respondam a mesma pergunta simultaneamente.

As plataformas são inúmeras e a cada dia um novo serviço é lançado. Vejam alguns modelos:

  1. A Proctorio (https://go.proctorio.com/) utiliza câmera e inteligência artificial para monitorar a linguagem corporal do aluno. Qualquer movimento suspeito, um aviso é encaminhado ao professor.
  2. A ProctorU (https://www.proctoru.com/) conecta os alunos aos professores através de videoconferências.
  3. O Safe Exam Broowser (https://safeexambrowser.org/) evita que durante a realização do exame, novas telas do computador sejam abertas, evitando que o aluno recorra a ajuda externa ou possa copiar informações do seu computador.
  4. O Lockdown Browser (https://web.respondus.com/he/lockdownbrowser/) avisa ao professor quando um aluno tenta abrir uma nova janela no browser.
  5. O Turnitin (https://www.turnitin.com/), o MedQuizz (https://www.medquizz.com/) e o Urkund (https://www.urkund.com/) são utilizados para detectar plágio.
  6. A plataforma QuizOne ( http://www.quizone.me/) também tem sido muito utilizada em universidades portuguesas.

Com isso, precisamos discutir, urgentemente, processos de ensinagens e de aprendizagens e sobretudo, o que é avaliação.