Sobre

Quando não estou em sala de aula, ou incentivando meus alunos nas suas práticas discentes, estou desbravando o mundo, em busca de novas experiências e aprendizados. Determinado e com espírito aventureiro, não pensei duas vezes quando a oportunidade em fazer o estágio doutoral na terra da rainha inglesa, com um dos primeiros e principais estudiosos do mundo em aprendizagem móvel, pesquisador, diretor-fundador da Associação Internacional de Mobile Learning e professor da Universidade de Wolverhampton (Reino Unido), John Traxler. Minha nova aventura é vivenciar, em terras lusitanas, um pós doutoramento para entender melhor  os territórios inteligentes e suas interferências nas escolas, com uma pesquisadora que entende demais de gente, de professores e de relações humanas, a professora Cristina Vieira, da Universidade de Coimbra. Sou uma figura plugada com as tendências do ensino e das tecnologias, estou sempre pesquisando novas estratégias didáticas para o ensino e para o aprendizado.

Professor (provocador) universitário na UFPE, coordenador do Hub Educat na Diretoria de Inovação Positiva, coordenador do Programa de Extensão Residência nas Ciências (ReDEC), Entusiasta de novas tendências que permeiam a Educação e com a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como aspectos transversais.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife, especialista em Informática na Educação pela UFPE, mestre e doutor em Ensino das Ciências pela UFRPE, com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e da Pós-graduação no Programa Educação em Ciências e Matemática na UFPE – Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática – Educação, Metodologias e Tecnologias – Educat. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD. Membro da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experiência em ensino de ciências, metodologias ativas e inovadoras, tecnologias digitais, educação a distância online, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor a distância, produção de material didático para cursos a distância e modelagem de cursos a distância em diferentes suportes.

Meus projetos: https://linktr.ee/marcosabarros

Curriculum Lattes