Sobre

Quando não estou em sala de aula, ou incentivando meus alunos nas suas práticas discentes, estou desbravando o mundo, em busca de novas experiências e aprendizados. Determinado e com espírito aventureiro, não pensei duas vezes quando a oportunidade em fazer o estágio doutoral na terra da rainha inglesa, com um dos primeiros e principais estudiosos do mundo em aprendizagem móvel, pesquisador, diretor-fundador da Associação Internacional de Mobile Learning e professor da Universidade de Wolverhampton (Reino Unido), John Traxler. Minha nova aventura é vivenciar, em terras inglesas mais uma vez, um pós doutoramento para entender melhor  as questões da pedagogia decolonial e das tecnologias digitais. Sou uma figura plugada com as tendências do ensino e das tecnologias, estou sempre pesquisando novas estratégias didáticas para o ensino e para o aprendizado.

Professor (provocador) universitário na UFPE, líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias, coordenador do Programa de Extensão Imersão Educacional Polinizar, entusiasta de novas tendências que permeiam a Educação e com a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como aspectos transversais.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra.  Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, no campus Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias e coordenador do Programa de Extensão Imersão Educacional Polinizar. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD, da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experiência em cultura de inovação, metodologias ativas, tecnologias digitais, educação a distância, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor e modelagem de cursos a distância em diferentes suportes.

Meus projetos: https://linktr.ee/marcosabarros

Curriculum Lattes