Sobre

Quando não estou em sala de aula, ou incentivando meus alunos nas suas práticas discentes, estou desbravando o mundo, em busca de novas experiências e aprendizados. Determinado e com espírito aventureiro, não pensei duas vezes quando a oportunidade em fazer o estágio doutoral na terra da rainha inglesa, com um dos primeiros e principais estudiosos do mundo em aprendizagem móvel, pesquisador, diretor-fundador da Associação Internacional de Mobile Learning e professor da Universidade de Wolverhampton (Reino Unido), John Traxler. Minha nova aventura é vivenciar, em terras lusitanas, um pós doutoramento para entender melhor  as questões de gênero e suas interferências nas escolas, com uma pesquisadora que entende demais de gente, de professores e de relações humanas, a professora Cristina Vieira, da Universidade de Coimbra. Sou uma figura plugada com as tendências do ensino e das tecnologias, estou sempre pesquisando novas estratégias didáticas para o ensino e para o aprendizado.

Professor (provocador) universitário na UFPE, líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias, coordenador do Programa de Extensão Residência nas Ciências (ReDEC), entusiasta de novas tendências que permeiam a Educação e com a criatividade, a inovação e o empreendedorismo como aspectos transversais.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com estágio doutoral na Universidade de Wolverhampton, na Inglaterra. Atualmente, faz pós-doutoramento na Universidade de Coimbra, em Portugal. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ministério da Educação. Professor Adjunto no Centro de Educação na UFPE – Recife e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, no campus Caruaru. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias. Investigador convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), na Universidade de Algarve – Portugal. Membro da European Society for Research in Adult Development – ESRAD, da International Association for Mobile Learning e da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido. Vencedor do Prêmio Desafio Município Inovador em Educação promovido pela Fundação Joaquim Nabuco – MEC (2017). Com experiência em cultura de inovação, metodologias ativas, tecnologias digitais, educação a distância, abordagens de ensino e aprendizagem para educação profissional, formação do professor e modelagem de cursos a distância em diferentes suportes.

Meus projetos: https://linktr.ee/marcosabarros

Curriculum Lattes