Inovações Pedagógicas no Ensino Superior – Tendências para 2017

Social Media, Design Thinking, Vídeo Games, Crowdsourcing, Translanguaging, Blockchain, Learning Analytics e Teachback são algumas das tendências apresentadas por um grupo de acadêmicos do Instituto de Tecnologia Educacional da Open University , no Reino Unido.

Para o grupo de Pesquisa Colaboração em Pesquisa e Prática em Educação Científica (CoPPEC), inovação pedagógica compreende processos intencionais, sistemáticos e participativos de produção, recontextualização e disseminação de novidades, que tenham a capacidade de promover o desenvolvimento do potencial dos atores da comunidade escolar, em termos pessoais, sociais e intelectuais. Para o grupo, novidade compreende tudo aquilo que até então, não fazia parte da parte prática pedagógica da comunidade escolar, e é tida como original pelos atores no contexto em que é produzida ou recontextualizada e incorporada.

Sugiro a leitura do documento Innovating Pedagogy 2016, elaborado pela Open University,  para compreender melhor o que vamos encontrar nos próximos anos nas universidades brasileiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *