Quais as Últimas Tendências para o Ensino Superior? O Horizon Report 2018 Acabou de ser Lançado!

O Horizon Report 2018 está no ar e apresenta as últimas tendências para o ensino superior. Esse documento é construído através de uma parceria entre o New Media Consortium (NMC)  com a EDUCASE Learning Initiative (ELI), a partir de análises de 71 experts na área de vários países do mundo.

Algumas tendências têm promovido mudanças no ensino superior, favorecendo a adoção de tecnologias e diferentes processos nas salas de aula. Temos tendências de longo prazo como o avanço da cultura da inovação e a colaboração inter-setorial e intra-setorial. Algumas tendências têm um impacto a médio prazo, como a proliferação de recursos educacionais abertos e o crescimento de novas formas de estudos interdisciplinares. Por fim, algumas têm inserções a curto prazo no ensino superior como a necessidade de construir instrumentos de medição da aprendizagem e o redesenho dos espaços de aprendizagem.

Para que essas tendências sejam visualizadas entre os universitários, alguns desafios precisaremos vencer. Compreender as experiências que promovem Aprendizagem Autêntica e a melhoria do letramento digital são aspectos fáceis de serem vencidos. Entretanto, alguns desafios aparecem bem complexos como a necessidade de adaptar os desenhos organizacionais ao futuro do trabalho e o avanço da equidade digital. Não podemos esquecer que alguns desafios apresentam, ainda, uma maior complexidade como as pressões políticas e econômicas e o repensar do papel dos educadores.

Algumas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são extremamente vitais para a construção do conhecimento no ensino superior. As Tecnologias Analíticas, os Makerspaces, as Tecnologias de Aprendizagem Adaptativa, a Inteligência Artificial, a Realidade Mista e a Robótica são algumas das possibilidades que estarão próximas das salas de aula.

Baixe aqui o documento ( disponível em língua inglesa).

HorizonReport2018

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *