Educação

Fundaj oferece curso sobre práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula

Práticas inovadoras, coreografias didáticas, aprendizagem colaborativa, design da sala de aula para atividades inovadoras e ativas, novos cenários nos processos de ensino e aprendizagem são alguns dos assuntos a serem abordados no curso “Práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula”, oferecido pela Fundaj de 31 de julho a 10 de agosto, no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos, no Recife.

Nas aulas, mediadas pelos professores Marcos Barros e Auxiliadora Padilha, do Centro de Educação (CE) da UFPE, os participantes serão convidados a refletirem sobre as possibilidades da prática educativa mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a planejarem as atividades pedagógicas baseadas em metodologias ativas e inovadoras e, ao final, a elaborarem alguns recursos digitais para uso pedagógico.

O curso, com carga horária de 30h, tem como público-alvo os coordenadores, pedagogos e professores das esferas municipal, estadual e federal. Serão ofertadas 30 vagas. As aulas acontecerão nos seguintes horários: nos dias: 31 de julho, 2, 7 e 9 de agosto, das 18h às 22h, e nos dias 1º, 3, 8 e 10 de agosto, das 18h30 às 22h.

O edital pode ser conferido aqui . As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Fundaj  até o dia 10 de julho. Estão disponíveis também o modelo da carta de intenção, e o formulário de inscrição.

O resultado será publicado no site da Fundaj até o dia 24 de julho.

Conteúdo Programático 

Módulo 1 – Inovação Pedagógica na Educação. Conceitos e critérios de Inovação. Metodologias Ativas e Tendências para o Ensino. Apresentação das redes digitais do curso. Aprendizagem e Metacognição. Aprendizagem colaborativa. Mapa Mental (Ensino, Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica).

Módulo 2 – Estilos de Aprendizagem. Testes para estilos de aprendizagem. Didática e Saberes docentes. Processos de Ensinagem. Estratégias didáticas. Coreografias Didáticas.

Módulo 3 – Redes sociais como ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino superior (Facebook, YouTube, Audioboom…). Aprendizagem on-line. Computação na nuvem (Drive do Gmail, Dropbox etc). Mobile Learning e Blended Learning. Infografia, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Tecnologias Vestíveis no ensino e Impressão 3D.

Módulo 4 – Design da sala de aula para atividades inovadoras e ativas. Novos cenários nos processos de ensino e aprendizagem. Cenário de Aprendizagem.

Mais informações
(81) 3073.6625
curso.inovacao@fundaj.gov.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *