Educação

Tendências Pedagógicas para o Ensino Superior em 2018

Fonte: o autor(2017)

O Horizon Report 2017, voltado para o Ensino Superior, foi lançado recentemente e aborda as tendências que  farão parte das salas de aula universitárias nos próximos anos. Entre as principais tendências destacadas  temos o avanço da cultura da inovação, o “Deeper Learning Approaches” que envolve abordagens pedagógicas mais próximas da realidade do aluno, engajando alunos no pensamento crítico, na resolução de problemas, na colaboração e na autoaprendizagem, o foco crescente na aprendizagem de medição que consiste na variedade de métodos e ferramentas que os educadores devem usar para avaliar, medir e documentar necessidades e os progressos dos estudantes, o redesenho dos espaços de aprendizagem, os novos Designs para Blended Learning e  a aprendizagem colaborativa.

Percebemos que muitas dessas tendências não demandam recursos tecnológicos, mas uma nova forma da comunidade educacional universitária repensar a construção do conhecimento nos dias atuais. Por outro lado, alguns significantes desafios na área das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação precisam ser vistos com mais atenção. Inicialmente, é preciso melhorar o acervo digital para acesso dos universitários dentro e fora da sala de aula, possibilitar uma maior integração entre as redes formais e informais de ensino, o “Achievement Gap” que precisa resolver as disparidades socioeconômicas entre raças, etnias e gêneros, equidade digital para todos, gerenciamento do conhecimento obsoleto e repensar as funções dos educadores.

Em relação ao desenvolvimento de tecnologias para o ensino superior, temos: tecnologias adaptativas de aprendizagem, aprendizagem móvel, Internet das Coisas, novas gerações de LMS, Inteligência Artificial e uso de interfaces naturais. Essas tendências podem auxiliar os professores a redesenharem suas propostas pedagógicas, afim de estabelecerem melhores cenários de aprendizagens.

 

Nenhum campo encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *