Tendências Pedagógicas para 2019
O Innovating Pedagogy 2019 acaba de ser lançado na Europa e apresenta as tendências para a educação nos próximos anos. O documento é produzido pela Open University em Milton Keynes (Reino Unido), em parceria com a Norway’s Centre for Science of Learning & Technology (SLATE).
Dez novas tendências foram divulgadas no texto: Playful learning, Learning with robots, Decolonising learning, Drone-based learning, Learning through wonder, Action learning, Virtual studios, Place-based learning, Making thinking visible e Roots of empathy.
Entre as tendências apresentadas, algumas não são mais novidades por já fazerem parte de outros documentos. Entretanto, outras aparecem pela primeira vez e devem ser analisadas pelas instituições de ensino.
O uso de Drones e a aprendizagem através de novidades/surpresas devem ser estudadas e testadas nas instituições de ensino a fim de serem validadas. A empatia , a descolonização, o uso de jogos e robôs, a aprendizagem ativa, assim como a aprendizagem baseada no espaço/lugar já apareceram como tendências e já foram validadas por pesquisadores e professores, permitindo instigantes trilhas de aprendizagem e favorecendo uma melhor aprendizagem. Por fim, quando os estudantes podem visualizar seus pensamentos através das definições de metas e resoluções de problemas, a construção do conhecimento passa a ter mais sentido.
A seguir os documentos que foram lançados nos últimos anos.
Muito boas as tendências, trazendo cada vez mais formas de aprender frente aos grandes desafios da aprendizagem no nosso século. Action learning é uma tendência exemplo para superar esses desafios da modernidade, vejo também que ela se aproxima da PBL, ambas são caminhos muitos pertinentes para aprender e se desenvolver como ser humano.