UNESCO Propõe Recomendações para a Escola do Futuro
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recomenda a distribuição de recursos educacionais e tecnologias digitais da informação e comunicação para alunos e professores do mundo inteiro. Esse debate está no Relatório Nove Ideias para a Ação Pública – Educação, Aprendizagem e Conhecimento num Mundo Pós-COVID-19, desenvolvido pela Comissão Internacional do Futuro da Educação.
Esta Comissão – criada pela UNESCO em 2019 e composta por líderes de opinião das universidades, ciência, governo, negócios e educação – apresenta nove ideias para ações concretas hoje que promoverão a educação amanhã.
A seguir, apresentamos as nove ideias:
1.Comprometer-se a fortalecer a educação como um bem comum.
2. Expandir a definição do direito à educação, de modo a abordar a importância de conectividade e acesso a conhecimento e informação.
3. Valorize a profissão de professor e a colaboração dos professores.
4. Promover a participação e os direitos dos estudantes, jovens e crianças.
5. Proteger os espaços sociais fornecidos pelas escolas à medida que transformamos a educação.
6. Disponibilize tecnologias gratuitas e de código aberto para professores e alunos.
7. Garantir a alfabetização científica dentro do currículo.
8. Proteger o financiamento nacional e internacional da educação pública.
9. Promover a solidariedade global para acabar com os atuais níveis de desigualdade.
Essas ideias convidam debate, engajamento e ação de governos, organizações internacionais, sociedade civil, profissionais da educação, bem como alunos e partes interessadas em todos os níveis. Essas ideias já vinham sendo discutidas nos documentos que apresentam tendências e inovação para a educação do futuro, como o Innovation Pedagogy, O Horizont Report e mais recentemente o projeto a KnowledgeWorks.
Visite a página da Comissão Internacional do Futuro da Educação – https://en.unesco.org/futuresofeducation/