A Ilha de Boipeba no Sul da Bahia é um encanto!

Nas férias de inverno, resolvi conhecer a Ilha de Boipeba que fica no Sul da Bahia. Tinha programado ficar apenas dois dias e em seguida continuar desbravando outras cidades no Sul da Bahia. Mas, ao chegar neste paraíso, fiquei encantado e terminei ficando 7 dias na Ilha.

Tudo que precisava para ler meus livros – Praia de Castelhano

É muito fácil chegar em Boipeba. Chegando em Salvador, pega um ferry boat (5,60) para a Ilha de Itaparica (Terminal Bom Despacho) e de lá, pega um ônibus ou carro para a cidade de Valença ou Graciosa, de onde saem as lanchas para a ilha. A viagem é tranquila e você deve levar toda uma manhã para chegar ao destino final…. Eu peguei o ferry às 6 da manhã na cidade de Salvador e cheguei em Boipeba as 11h30. Da Ilha de Itaparica para Valença, preferi pegar um carro que me deixou no cais para pegar a lancha por 50,00. O motorista foi o Ademir (75 98873.1599). Super recomendo! A lancha para Boipeba custa 58,00.

A ilha é pequena, mas tem praias maravilhosas e que valem muito a pena desbravar: Boca da Barra, Sossego, Pedrinhas, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema, Castelhanos e Cova da Onça.

Por do Sol na Praia de Boca da Barra

As opções de hospedagens são várias, mas preferi ficar na @flordailhaflats que é gerenciado pela Polyana (73 9931.7308) e pelo Alexandre. Um casal bem querido que organizou dois flats encantadores. Lá você tem uma cozinha, banheiro privativo, uma piscina e ainda canto dos pássaros ao acordar. O lugar é mágico demais e me instigou a ficar mais dias na ilha. Pertinho da vila e da praia, foi um verdadeiro achado!

As opções são maravilhosas para comer e beber. Na praia dos Castelhanos, imperdível não ficar no Bar da Nega da querida Ângela (75 9978.8226). Chegando na ilha, já liga para ela e combina uma moqueca e um pastel para saborear na praia que tem um visual incrível. O instagram de lá é @barra_cadanega . Na praia de Cueira, não deixe de provar o pastel de carangueijo no Acarajé da Carol (@acarajedakarol). É um bar com comidas e bebidas ótimas. Ainda, não deixe de provar os sorvetes artesanais da Casa Porto. O de 4 castanhas é divino! As refeições no dia a dia, eu sugiro demais o Panela de Barro que fica na vila.

A noite, se jogue na @casinhalatina do querido @frantrossero que também faz uma massagem californiana que é um manjar dos deuses. Eu recomendo demais agendar um horário com Francisco. O bar tem um astral foda na ilha e reúne muita gente descolada.

Para conhecer a ilha, as opções são lanchas, barcos, quadriciclo e muita caminhada. Diariamente, saem lanchas para dar a volta na ilha, mas eu preferia sempre alugar uma lancha pequena para ter mais privacidade e aproveitar mais as piscinas naturais. Você pode contactar o Rodson (75 9981.2595) que faz passeios por um bom preço. Para rodar a ilha de quadriciclo, eu recomendo o Igor Santos – @amo_boipeba (71 9208.5128). Ele conhece a ilha como ninguém e ainda é guia para as caminhadas pelo mangue. Foi maravilhoso rodar a ilha com o Igor.

Travessia para a praia de Castelhano

Bem, foram 7 dias mágicos que não consigo traduzir em poucas linhas as emoções vividas e as aprendizagens construídas. Eu retornei para casa com o coração saudoso, mas em breve eu faço um pouso novamente nesta ilha mágica!

Praia de Bainema