Aniversário ou uma Formação de Professores?

Uma Festa de Aniversário que poderia ser uma Autêntica Formação de Professores. Assim foi o Aniversário da professora Isailma Barros!

Vou apresentar aqui, nesta postagem, o sentimento que tive da festa de 50 de anos da professora Isailma Barros. Durante a pandemia, conheci muita gente interessante e uma dessas foi a querida Isailma Barros. Fizemos uma live juntos e sempre trocamos ideias através das nossas postagens. Durante todo esse período, não tivemos oportunidade de nos conhecermos pessoalmente. 

Nossa live em 2021

Mas, no dia 26 de agosto ela falou que tinha um convite para mim e fiquei super instigado. Pensei que seria mais uma live para produzirmos juntos. Mas logo depois, ela fala que não seria um convite de trabalho… No dia 26 de agosto, chega um pré-convite no meu whatsapp… Eu realmente nunca tinha visto um pré-convite para uma festa e já achei bem diferente. Logo em seguida, chegou o convite em pdf… E aí a grande provocação… Um vídeo convite, a proposta de presente solidário, as informações de como chegar e um formulário para confirmar presença. 

Pré-convite
Convite

Nos dias que antecederam a festa, recebemos mais um card com o título: Última Chamada… Nesse último card, já tínhamos mais ciência de como seria a festa…

Última Chamada

Atualmente, tenho defendido muito a formação dos professores no formato de festas, festivais, circuitos, maratonas, rodas de conversa e gincanas. Sou adepto de um processo mais imersivo e menos exclusivamente verbal. Para o BritishBr (2022), festivais são inovadores, criativos e inspiradores. Um espaço para construir novas ideias, perspectivas e futuros. Catalisam comportamentos e tendências, celebram a diversidade, aproximam pessoas e promovem a reflexão e solução para pautas urgentes. 

Bem, desde as primeiras provocações, o planejamento da festa de Isa já tinha uma grande sintonia com esse modelo formativo que tenho defendido. Além disso, a Isa vivenciou todas as fases da Aprendizagem através do encantamento, principalmente  a partir de todo movimento realizado na pré-festa:  antecipação, encontro, investigação, descoberta e disseminação. Além disso, foi perceptível, em todo o processo, os princípios do encantamento na festa: apresentação, atração, interação, exploração, sentidos, satisfação e gentileza.

Amigas na festa de Isa

Chegou o grande dia e o sentimento era de curiosidade, magia, surpresa, fantasia, descoberta, imaginação, prazer, alegria, afeto… Eu poderia aqui continuar trazendo vários sentimentos que brotaram em mim naquele dia. Todos os cenários da festa eram na verdade uma comunidade de aprendizagem: a organização dos convidados, os espaços gourmet, a banda, os drinks e sobretudo o carisma de Isa e da sua família. E na chegada já me surpreendi com o personagem Fofão na entrada, o Fábio Paz que planejou toda a festa com Isailma.

O Fábio Paz (@fabiopazrecepcoes) foi maravilhoso como host da festa…

Outro diferencial da festa foi os convidados com trajes retrô. Muita gente incorporou a ideia da aniversariante e arrasou no look. Personagens, estilos e e adereços trouxeram mais brilho ao evento. Como Isailma é educadora, em algumas mesas eram visíveis professores na festa: UFPE, IFPE, Uninassau, Camaragibe e GRE. Cheguei a conhecer professores e professoras que só tinha me conectado através das tecnologias digitais durante as formações remotas. Foi um outro movimento legal da festa esta conexão.

Entrada Triunfal da Aniversariante
Isa com Fábio Cardoso (seu companheiro) no clímax da festa. Até o garçom parou tudo para fotografar este momento…

A festa realmente foi linda e a cada momento, uma novidade, uma surpresa. A participação do seu esposo, Fábio Cardoso, fez a festa ficar ainda mais linda. Por ora, pensei que era o aniversário dele também por tanta empolgação e cuidado com cada um de nós. Isso faz toda a diferença no afeto e carinho. O evento foi no Bosque da Raposa  (@bosquedaraposaeventos). A decoração foi  toda retrô, provocando, em nós, uma grande viagem no tempo. Era o Baile de Cinquenta Anos Retrô da Isailma Barros (1972-2022). A banda foi um ponto chave para esse revival. Ainda tivemos um cover do Michael Jackson… A entrada triunfante da aniversariante com as músicas de Xuxa. O bolo estava lindo, os doces maravilhosos. Os drinks, o atendimento dos garçons… Tudo funcionou com uma grande sincronia. E o look da aniversariante… Na verdade os looks…  O primeiro de Miss Retrô 2022 e o segundo de Paquita…

Michael não morreu!

Um ponto chave foi a entrega das lembranças para os convidados…Muito afeto nesse momento. Uma toalhinha com uma palavra (a minha foi Saude) escrita a mão, um mini sabonete Alma de Flores (quem não lembra essa fragrância da infância) e imagens de personagens que povoaram nossas vidas… Esses personagens foram usados para um sorteio… Toda a festa tinha uma atmosfera de que algo poderia acontecer a qualquer momento que reflete como deveriam ser nossas aulas e as formações de professores.

A lembrancinha para os convidados

Isailma Barros (2022)  menciona em suas postagens “o planejamento da minha festa foi como se eu fosse planejar uma aula: teve muito planejamento e o cuidado para que houvesse encantamento. E se tornasse um momento lindo e único. Assim deveriam ser as aulas. Uma Pedagogia do Amor.” Isso mesmo, uma festa com fundamentação teórica, metodologia, resultados e considerações finais. Uma festa que poderia ser uma formação para os mais diversos  professores. Uma festa que provocou, em cada um de nós, os melhores sentimentos… Gratidão querida por todo esse movimento !

Fonte: Isailma Barros

Já estou esperando ansiosamente pela festa de Isailma Barros dos 51 anos!

Sigam Isa nas redes sociais. Garanto informação de qualidade (@pedagoga.isailmabarros) .

Eu com a querida Isailma Barros