Pedagogia Emaranhada

Você sabe o que é Pedagogia Emaranhada?

A imagem abaixo retrata bem a inserção da Pedagogia Emaranhada que tem sido tão discutida através da Teoria da Sociomaterialidade e Aprendizagem. Aqui estávamos no Ilê Axé Ojuomi, sede do @afoxeomonile, no bairro do Ibura, na realização de uma disciplina de mestrado sobre Metodologias, Aprendizagem e Educação Étnico-racial.

Tim Fawns, que pesquisa educação digital e clínica, considera que pedagogia e tecnologia estão entrelaçadas. Essa visão trata tecnologias, métodos de ensino, educadores, alunos e outras partes interessadas como elementos que não são separados e isolados, mas situados e conectados dentro de um ambiente específico de ensino e aprendizagem.Um termo útil que enfatiza o emaranhamento é a noção de ‘orquestração.

Os professores de orquestração selecionam ferramentas e recursos, projetam atividades de aprendizagem e gerenciam o fluxo da atividade ao longo de um processo de aprendizagem para orientar e apoiar os alunos. Uma perspectiva emaranhada observa que design, orquestração e ação raramente são processos lineares e ordenados. Cada um responde aos outros, então as relações entre eles mudam para se adequar ao seu contexto.

As pedagogias emaranhadas oferecem maneiras para os professores reconhecerem e mudarem algumas das suposições mais simplistas que costumam ser feitas sobre as relações entre pedagogias, tecnologias e os contextos em que são usadas. Hoje em dia, a maior parte do ensino e aprendizagem inclui elementos online e digitais, antes, durante ou depois das sessões formais de ensino. O conceito de pedagogias emaranhadas reconhece e responde aos desafios de ensinar e aprender em um ambiente rico em tecnologia. Ele reconhece que a maior parte da educação tem aspectos online, digitais ou mistos, e que um ambiente de aprendizagem provavelmente incluirá ensino formal e aprendizado independente ou informal.

Esse enquadramento permite que os educadores saiam da necessidade de escolher entre presencial e online ou entre tecnologia e pedagogia e os libera para pensar de forma mais ampla sobre os propósitos e contextos de aprendizagem e como eles são moldados pelo emaranhamento.

Meu querido orientando Mateus Costa estará pesquisa a Pedagogia Emaranhada com o Ensino de Química, assim como nosso grupo de pesquisa. Aguardem novidades!

Fonte: Innovating Pedagogy 2023

Baixe o arquivo no meu site www.marcosbarros.com.br