Um Festival da Gratidão a Céu Aberto… Unindo Educação, Gratidão e Arte!

Em 2021, o Innovating Pedagogy apresentou a Gratidão como Pedagogia. Essa tendência provocou demais nosso grupo de pesquisa e passamos a vivenciá-la nas nossas disciplinas e atividades. Neste ano, uma das tendências é “Ande e Converse” (Walk-and-Talk), com a proposta de combinar movimentos e conversação para provocar aprendizagens. O Innovating Pedagogy 2022 é um documento lançado pela Open University no Reino Unido.

Aproximando essas duas tendências, provoco a realização de um grande Festival da Gratidão na rua dos Amores no Recife Antigo – PE. O lugar foi projetado pela empresa O Boticário que revitalizou um trecho da Avenida Barbosa Lima no Recife Antigo. Vários artistas locais produziram uma grande galeria de arte a céu aberto como Bozó, Joana Lira, Jade Matos, entre outros.

Portal da Rua dos Amores

Bem, a ideia é promover uma formação para professores nessa rua a partir de um festival, unindo arte, diversidade, história, ciências naturais, linguagens, cultura, assim como as demais áreas ao ar livre. Uma formação nos moldes de um festival com diversas estações, circuitos e atividades. Um evento usando os diversos equipamentos culturais do Recife Antigo – museus, teatros, praças e lógico, a Rua dos Amores. É preciso provocar nossos professores para que eles possam criar e modelar novas estratégias pedagógicas em sintonia com a necessidade atual. É preciso estimular o cuidar de si, a gratidão, a generosidade…. Minha ideia para formação de professores, depois da pandemia, é totalmente disruptiva. Precisamos tirar o professor das escolas, das suas cavernas. Precisamos repensar palestras, cursos ou qualquer formato que não permita que os professores sintam a aprendizagem e sua própria evolução. Assim, todos ganham e principalmente os atores principais: nossos alunos.

Rua dos Amores – Recife Antigo

Nessa proposta, o festival da gratidão estaria ancorado na tendência Walk-and-Talk. Esse movimento expressa a importância de andar, sozinho ou com outros, a fim de facilitar o pensamento e a discussão que são elementos essenciais da aprendizagem. O teórico PasK desenvolveu a Teoria da Conversação que defende a importância do contexto, das trocas e da construção dos argumentos para efetivação da aprendizagem. Nessa abordagem, linguagens, contextos, trocas, acordos e transações fazem toda a diferença. As propostas pedagógicas, nesse formato, têm grande afinidade com as questões contemporâneas da educação após vivenciarmos dois anos de aulas remotas com alunos e professores interligados por telas de computadores e celulares.

“Caminhar pode estimular a curiosidade sobre o ambiente, melhorar o humor, a mente e despertar novas ideias. Seu ritmo é propício para o ensaio oral, por exemplo, ao preparar ou aprender um discurso, o que pode ajudar na memorização e aumentar a confiança”, defende o Innovating Pedagogy 2022.

Rua dos Amores – Recife – PE

As várias edições do Innovating Pedagogy podem ser obtidas no meu site, assim como uma matéria exclusiva sobre Festival da Gratidão que produzimos neste blog. O projeto do Boticário pode ser encontrado no perfil @boticario_recife e na #RuaDosAmoresRecife .

Galeria de Arte a Céu Aberto

Que tal? Vamos produzir um Festival da Gratidão na Rua dos Amores no Recife Antigo?

Contatos: marcos@marcosbarros.com.br